CELULAS TRONCO
Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.

AS CELULAS TRONCO SÃO CLASSIFICADAS EM:
Totipotentes,Pluripotentes ou multipotentes,Oligotentes, Unipotentes.
podem ser obtidas por:
Por Clonagem Terapêutica
Do Corpo Humano
De Embriões Descartados
elas poderão ser utilizadas em:
Terapia Celular: tratamento de doenças ou lesões com células-tronco manipuladas em laboratório.
Vantagens e limitações da Clonagem Terapêutica para a obtenção de células-tronco
A principal vantagem dessa técnica é a fabricação de células pluripotentes, potencialmente capazes de produzir qualquer tecido em laboratório, o que poderá permitir o tratamento de doenças cardíacas, doença de Alzheimer, Parkinson, câncer, além da reconstituição de medula óssea, de tecidos queimados ou tecidos destruídos etc, sem o risco da rejeição, caso o doador seja o próprio beneficiado com a técnica. Mas a principal limitação é que no caso de doenças genéticas, o doador não pode ser a própria pessoa porque todas as suas células têm o mesmo defeito genético.
A clonagem para fins terapêuticos não pode reproduzir seres humanos, porque nunca haverá implantação no útero. As células são multiplicadas em laboratório até a fase de blastocisto, 32-64 células, sendo a partir desse estágio manipuladas para formação de determinados tecidos. Além disso, nessa fase o pré-embrião é constituído por um aglomerado de células que ainda não tem sistema nervoso.
Referencias:http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco/<Acesso em19/19/13>
Nenhum comentário:
Postar um comentário