TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
características do TECIDO EPITELIAL
As principais características do tecido epitelial são:- Suas células mantêm muito pouco espaço entre si, portanto, são justapostas.
- Suas células estabelecem muitas junções intercelulares com as células epiteliais vizinhas.
- Há muito pouco material extracelular entre as suas células.
- A forma de suas células é bastante diversa, desde achatada até piramidal, passando por cúbica e cilíndrica.
- O tecido epitelial em princípio não contém vasos sanguíneos. São raros os epitélios que possuem vasos no seu interior. As suas células estão sempre apoiadas sobre um tecido conjuntivo no qual existem vasos sanguíneos e linfáticos que fornecem oxigênio, nutrientes e outras moléculas ao epitélio e recolhem gás garbônico, líquido, metabólitos e secreções.
- Na interface das células epiteliais com o tecido conjuntivo há uma delgada lâmina de um complexo de macromoléculas denominada lâmina basal. O conjunto constituído pela lâmina basal e pelas fibras do tecido conjuntivo que estão muito próximas à lâmina basal é visível ao microscópio de luz e é denominado membrana basal. As células epiteliais estão, portanto, sempre apoiadas sobre uma lâmina basal.
- O contacto das células epiteliais com a lâmina basal provoca uma organização específica na grande maioria das células epiteliais, denominada polaridade. Com a polaridade as várias regiões dos diferentes tipos de células têm uma organização específica e um conteúdo de organelas característico e, portanto, diferentes funções.
- A porção da célula que se apoia na lâmina basal é denominada região basal e a porção oposta, frequentemente voltada para uma cavidade, é denominada região apical.
- As células epiteliais frequentemente têm especializações da sua membrana plasmática, tais como microvilosidades, cílios, estereocílios, além das junções intercelulares.
- revestir superfícies
- secretar moléculas
- transportar moléculas ou íons entre dois compartimentos
- oferecer proteção mecânica à superfície revestida
- funcionar como uma barreira separando compartimentos no corpo
- agir como um local de absorção de moléculas transportando-as de um compartimento para o outro
- oferecer proteção para algumas superfícies impedindo seu dessecamento.
- reunir pequenas moléculas e sintetizar moléculas maiores (macromoléculas) que serão eliminadas (secretadas) pelas células
- transformar moléculas pela adição, retirada ou substituição de seus componentes e secretá-las
- em um grupo menor de casos (como o suor das glândulas sudoríparas), a maior parte da secreção é somente transportada pelas células sem que haja um processo de síntese envolvido
- transporte de moléculas, partículas e íons entre a luz de vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo no caso de células que revestem internamente vasos sanguíneos e linfáticos
De acordo com sua localização, arranjo das células e funções, o tecido epitelial é classificado em dois tipos:
- tecido epitelial de revestimento
- tecido epitelial secretor ou glandular
REFERENCIAS:http://www.icb.usp.br/mol/2-3epitelio3.html<Acesso em21;10/13>
Muitas informações importantes nessa postagem Antõnio!
ResponderExcluirAlgumas pessoas costumam confundir o tecido epitelial com a pele, por isso é válido esclarecer que a pele não é um tecido epitelial, ela contém tecido epitelial assim como outros tecidos também se apresentam nela.
Muito bom Antonio, realmente muitas informações importantes, esse tecido serve para cobrir o organismo, fazer o revestimento das partes internas e externas do corpo.
ResponderExcluirEm concordância às colegas Nayana e Maria José quero parabenizar pela riqueza de informações fornecidas na postagem. Sobre os epitélios glandulares podemos destacar que os mesmos formam as glândulas e têm a função de produzir secreções. Por exemplo: as glândulas lacrimais, as sudoríparas, o pâncreas, entre outras.
ResponderExcluirAlém disso, ele é o responsável pela formação de determinadas glândulas (fígado,glândulas salivares, pâncreas, etc.).
ResponderExcluirSua principal função é proteger o corpo contra a entrada de microrganismos (vírus, bactérias, protozoários), substâncias químicas e agressões físicas (cortes, pancadas, arranhões).
Att.
Interessante Antônio seu artigo, o vídeo explica de forma clara sobre o tecido epitelial, destacando suas características, funções, revestimentos e sua classificação.
ResponderExcluirMuito bom o vídeo escolhido pelo Antônio, resume bem o que devemos saber sobre tecido epitelial de revestimento, sua classificação quanto o número de camadas (simples ou estratificado) e quanto ao formato das células (pavimentoso, cúbico ou prismático). Exemplifica de maneira simples a relação entre a morfologia do tecido a função que ele realiza.
ResponderExcluirSeu vídeo foi muito explicativo, deixou bem claro o conteúdo do tema explorado,que no caso foi o tecido epitelial.
ResponderExcluirMuita boa sua postagem Antonio José,explica muito bem as características,funções e a classificação do tecido epitelial.
ResponderExcluir