quarta-feira, 9 de outubro de 2013
JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA ALTERNATIVA PARA OS PROFESSORES E UM ANSEIO DOS ALUNOS,
Um dos grandes anseios dos docentes no
Ensino Médio refere-se à busca de meios para facilitar
o processo de aprendizagem. Em especial no ensino de
Biologia, pois esta disciplina apresenta extensa
nomenclatura de termos técnicos, sendo abstrata em
alguns conteúdos. Para minimizar o problema,
diferentes estratégias podem ser aplicadas, uma delas é
o uso de jogos pedagógicos. Assim as aulas tornam-se ,
mais dinâmicas e atraentes, para que os alunos vivam
algo novo, para fugir do tradicional esquema de aulas
teóricas.
Neves et al. (2010) relatam que quase 80%
dos alunos não tem oportunidade de usar jogos
didáticos em aula. Em uma turma que teve essa
oportunidade, quase 90% dos alunos consideraram que
os jogos contribuem para o aprendizado.
O jogo, o brinquedo e a brincadeira sempre
estiveram presentes na vida do homem, desde os mais
remotos tempos. O jogo pressupõe uma regra, o
brinquedo é o objeto manipulável e a brincadeira, nada
mais que o ato de brincar com o brinquedo ou com o
jogo (MIRANDA, 2001). O jogo é uma importante
ferramenta educacional para auxiliar os processos de
ensino-aprendizagem em sala de aula, nos diferentes
níveis de ensino e nas diversas áreas do conhecimento
(MARTINEZ et al., 2008).
ganhando espaço dentro das escolas, na tentativa de
trazer o lúdico para a sala de aula. A maioria dos
professores pretende tornar as aulas mais agradáveis.
Jogos bem elaborados são estratégias de ensino que
atingem diferentes objetivos que variam desde o
simples treinamento, até a construção de um
determinado conhecimento.
Vários estudiosos ao longo do tempo vêm
mostrando os resultados positivos obtidos na utilização
de jogos pedagógicos. Um dos pioneiros na produção
de jogos foi Comenius (LIMA et al., 2008). Miranda
(2001) menciona autores que propõe unir jogo e prática
educativa, principiando por Rousseau, Pestalozzi,
Froebel, Decroly e Claparède. Ele destaca ainda o
trabalho de outros autores que atuaram no final do
século XIX e início do século XX, como por exemplo,
Dewey, Cousinet, Piaget, Rogers e Chateau. A atividade lúdica contribui para o
desenvolvimento porque propicia a descentração do
indivíduo, a aquisição de regras, a expressão do
imaginário e a apropriação do conhecimento.
(PIAGET, 1978 apud CANDEIAS et al., s.d.). A
atividade lúdica é essencialmente um grande
laboratório em que ocorrem experiências inteligentes e
reflexivas (MIRANDA, 2001). Segundo Rizzi (2001
apud CANDEIAS et al., s.d.), os jogos caracterizam-se pela ,
capacidade de absorver o participante de maneira
intensa e total, em uma atmosfera de espontaneidade,
com possibilidade de repetição, limitação de espaço e
existência de regras.
REFERENCIA: Disponível /evista.univar.edu.br/downloads/jogos-pedagogicos.pdf< acesso em 09/10/13>
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