TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é o responsável pela troca de informações rápidas nos animais. É um tecido bastante importante, pois sem ele não seria possível comandar as diversas partes do organismo de forma rápida e eficiente.
O tecido é composto por neurôniosCorpo celular: é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas, como mitocôndrias, que irão produzir algumas substâncias importantes e energia para o funcionamento correto da célula.
Dendritos: são várias pequenas ramificações que saem do corpo celular, e funcionam como “antenas”, para captar sinais elétricos e retransmití-los através do axônio (veja a seguir).
Axônio: é uma grande extensão do corpo celular, que se conecta à outros neurônios ou à células de outros tecidos, como músculos, glândulas, etc. Em torno do axônio geralmente são formadas as “bainhas de mielina”, compostas de células especializadas chamadas de “células de Schwann”, que são envoltórios contendo material lipídico. Essa bainha faz com que o transporte de impulsos elétricos seja mais rápido. Alguns axônios podem ultrapassar 1 metro de comprimento.

Os neurônios podem ser divididos em três tipos:
Neurônios receptores
São os neurônios encarregados de captarem informações diretamente das células sensoriais, como aquelas que compôem a retina (olho), o ouvido, tato, a língua, etc. Essa captação é feita utilizando os dendritos.
Neurônios de conexão ou mistos
Neurônios efetores
São os neurônios que recebem as informações do cérebro (as respostas aos estímulos captados pelos neurônios receptores) e as repassam para os músculos, glândulas, etc.
Exemplo:
Nervos
Os nervos são vários agrupamentos de feixes de axônios e dendritos. Em torno dos axônios existem a bainha de mielina, coberta pela bainha de Schwann e ainda outra camada de tecido conjuntivo chamada de endoneuro. Esses feixes são envolvidos por outra camada de tecido conjuntivo, chamada de perineuro. Vários feixes paralelos formam o nervo. O nervo, por sua vez, é coberto pelo epineuro, também de células conjuntivas.
REFERENCIAS:http://www.infoescola.com/biologia/tecido-nervoso/
Olá Antonio, o conteúdo do seu blog está muito bom, só complementando, o tecido nervoso compreende basicamente dois tipos de celulares: os neurônios e as células glias. Neurônio: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações. Células Glias: compreende as células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural.
ResponderExcluirOlá Antonio José,
ResponderExcluirOtimá postagem sobre o sistema nervoso. Explicou bem todo o conteúdo.Pois como você mesmo falou ele é um tecido bastante importante, pois sem ele não seria possível comandar as diversas partes do organismo de forma rápida e eficiente.
Antônio o vídeo aula é uma riqueza de informação. A aula foi muito bem preparada e repassada de maneira clara e objetiva, pois o assunto é de grande relevância e faz com que o aluno volte sua atenção para o conteúdo que é vasto e muito bom de ser interrogado.
ResponderExcluirA comunicação entre os diversos órgãos e células do organismo ocorre graças a dois eficientes sistemas de integração corporal: o sistema nervoso e o sistema endócrino. O sistema nervoso pode ser comparado a uma rede telefônica em que as mensagens são os pulsos elétricos que viajam rapidamente por cabos transmissores, os nervos, estabelecendo a comunicação entre as partes do corpo e uma “estação central”, o encéfalo e a medula espinal. Esses órgãos compõem o sistema nervoso central, cuja função é interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos órgãos pelas ações, os músculos. Nervos e gânglios nervosos constituem o sistema nervoso periférico, cuja função é levar informações das diversas partes do corpo até o sistema nervoso central, e vice-versa.
http://estudosdebioquimica.blogspot.com.br/2013/10/tecido-nervoso-o-tecido-nervoso-e-o.html?showComment=1382998063350#c7236836232309634734